Podes achar que a preparação vocal de um cantor antes de uma atuação passa apenas por realizar vocalisos, mas não é verdade.
É muito mais do que isso.
Para a tua voz estar apta para cantar precisas de fazer outras coisas e…
Não é cantar.
Curioso?
Então, vou partilhar contigo 5 passos para que a tua voz esteja no seu mais alto nível no momento da performance:
1. Hidratação
Bebe água até 30m antes da atuação. Para o corpo estar hidratado precisa absorver a água que ingeriste e por isso precisa que a hidratação ocorra algum tempo antes da atuação. O uso de um nebulizador também pode ser bastante eficaz na hidratação.
2. Estabiliza o teu corpo e a tua postura
Estabilizar o teu corpo vai ajudar-te a teres uma postura adequada e alinhada. Por isso, antes de pensares na postura correta, foca-te primeiro nos teus pés! Quanto mais enraizados estiverem ao chão melhor.
3. Prepara a musculatura do corpo e laringe
Realiza um aquecimento corporal geral e depois foca-te mais especificamente na tua laringe. A auto-massagem laringea ajuda-te a libertar essa musculatura – podes aceder ao treino gratuito de automassagem laríngea (Francisca, é possível direcionar para o PDF da automassagem e aparecer o formulário de adesão?). Se necessário fazer auto-massagem a outras estruturas do trato vocal (depende da necessidade de cada cantor).
4. Aquecimento vocal fisiológico direcionado às tuas necessidades
Realiza exercícios com voz falada para conseguires rapidamente mais equilíbrio, fluidez e flexibilidade na fonação. Só depois inicias o aquecimento com a voz cantada, neste caso, os vocalisos.
5. Preparação para a presença em palco
Já te preparaste fora do palco, por isso, antes da atuação, foca-te nas emoções que queres passar à tua audiência. Escolhe até 3 emoções para a tua performance e entra em contato com essas emoções. Lembra-te, a atuação não é sobre ti, é como queres que os outros se sintam ao ouvir-te.
E agora, sim, estás preparado para a tua atuação.
Gostava de ouvir a tua voz.
Qual destas 5 etapas passas na tua preparação?
Qual vais começar a implementar na tua próxima performance?
Responde nos comentários.