Quando insistir e quando parar em momentos que a voz não corresponde ao que queres?
A voz é o reflexo das emoções, pensamentos, estado geral do corpo e pode haver dias em se torna mais desafiante responder ao que é pretendido.
Então, o cantor deve insistir ou parar?
Não existe uma resposta certa, nem errada. Existem escolhas e existem consequências dessas escolhas.
Vejamos…
Se um cantor pratica uma nova técnica é natural que possa haver algum desconforto durante o treino, porque os músculos realizam um novo padrão motor, uma nova forma de se coordenar e procuram um nível de esforço ótimo.
Nesta situação, se o desconforto aumenta, o melhor é parar e voltar a tentar no dia seguinte, durante pequenos períodos. Ir praticando um pouco todos os dias até a técnica estar a ser bem executada e não surgir desconforto é uma forma de prevenir tensões e lesões. Mais tarde, quando a técnica já estiver bem interiorizada, poderá ser combinada com outras.
Nesta situação, insistir de forma gradual é a melhor coisa a fazer.
É importante perceber que quando há desconforto é porque ou a técnica ainda não está completamente dominada, ou não é a mais indicada para aquele cantor.
Por outro lado, se o corpo não está nas condições ideias (seja porque o cantor não descansa o suficiente, está com uma crise alérgica, a voz ainda não recuperou do concerto do dia anterior) e a voz não responde… aí o melhor é não insistir.
Porquê?
Porque pode estar a criar microtraumas na frágil mucosa das pregas vocais e pode estar a estragar a sua voz. É de evitar estes processos inflamatórios, porque podem evoluir para lesões e tornar-se numa situação mais demorada de resolver.
Muitas vezes o cantor insiste com a voz, seja no seu estudo, seja numa aula de canto com a orientação de um professor.
Mas, qual será a consequência se o cantor continuar a sentir desconforto durante a aula ou estudo e insistir para que a voz saia conforme o que pretende?
Se der descanso à voz cria as condições ideais para que na aula ou estudo seguinte o corpo esteja em condições ótimas de funcionamento e as pregas vocais correspondam ao que é pretendido.
“An optimally functioning body is like a symphony orchestra”
Dr. Navaz Habib
As disfonias por hipertensão muscular e a patologia vocal torna-se uma realidade no cantor que não tem consciência dos limites do seu corpo e da sua voz.
Agora diz-me nos comentários,
Quando o teu corpo e voz estão cansados insistes ou dás-lhe descanso?
Abraço,