O que te vou contar vai ser ou não uma surpresa para ti, mas a respiração pode ser a “culpada” de problemas de tensão na voz.
Voz presa, sensação de falta de ar nas frases longas, dificuldade na projeção vocal, no brilho, na flexibilidade e resistência vocal são algumas das consequências de uma respiração pouco trabalhada e controlada.
Vou partilhar contigo 2 pequenos truques que te vão ajudar a perceber se fazes tensão na tua respiração:
Primeiro: grava um vídeo contigo a cantar e vê o que acontece aos movimentos durante a tua inspiração e expiração durante o canto. São suaves ou bruscos?
Segundo: Volta a ver o vídeo e verifica se há ruído inspiratório ou se, pelo contrário, a tua inspiração é silenciosa.
Quando o cantor tem consciência do que o impede de usar a respiração a seu favor, fica mais próximo de conseguir liberdade e agilidade para a sua voz no canto.
Os movimentos da respiração devem ser discretos e a inspiração deve ser o mais silenciosa possível. Desta forma, crias o espaço suficiente na tua laringe para uma emissão vocal equilibrada e fluída.
Se queres receber mais informações sobre este e outros temas em voz, novidades, ofertas e formações, subscreve a newsletter e junta-se aos cerca de 200 subscritores da nossa comunidade de voz.
Até breve e…
Boas respirações!
Um abraço,