Já deves ter ouvido falar no apoio da voz vezes sem conta e podes sentir-te confuso com a quantidade de informação que ouves sobre esta temática.
Muitas vezes confunde-se apoio da voz com respiração.
Serão o mesmo ou será que uma serve de complemento à outra?
Vamos ver o que é o apoio da voz.
O apoio da voz acontece quando os músculos da respiração trabalham num estado de coordenação e com uma boa relação entre a cabeça, o pescoço e a coluna.
Então, para apoiar a voz, deves ter em conta a boa postura do peito (aberto mas não rígido), coluna e cabeça (alinhadas e flexíveis) e, para isso, facilita ativares os músculos das tuas costas.
As costas ajudam no apoio e projeção, principalmente quando é necessária mais potência no canto. É obrigatória esta ativação para proteger a saúde e contribuir para a longevidade da voz no canto.
Porquê? O que elas fazem?
Apoiam a respiração, porque estabilizam a coluna e a caixa torácica sem interferir com o movimento livre das estruturas e musculatura respiratória.
Resumindo, o apoio é a recusa em colapsar o que fazes fisicamente com a tua respiração para ela durar o tempo que quiser, com a precisão que precisas, para fazeres o som que quiseres, em qualquer volume, nota ou ressonância.
Antes de me ir embora, quero apenas fazer-te um convite: assina a minha newsletter semanal.
Junta-te a mim e a esta comunidade de quase 200 pessoas que, todas as semanas, recebe um email com artigos sobre voz, estratégias, conselhos práticos, histórias reais e sugestões que te ajudam a melhorar a voz.