Criar Distorções de Forma Intencional e Saudável

Sabias que para produzir efeitos vocais saudáveis é necessário focar no trabalho com o trato vocal?

Claro, depois de todas as bases estarem nas condições adequadas, ou seja, reajuste de tensões excessivas, a postura, o suporte respiratório, a ressonância, vêm os ajustes e configurações do trato vocal.

Vamos ver o caso das distorções.

As distorções são uma espécie de “ruído” produzido no trato vocal, muitas vezes com uma nota e usa-se muito no género musical de metal.

É importante criar uma distorção intencional, para encontrar o verdadeiro local da distorção, sem o cantor se magoar. As sensações que o cantor pode sentir quando se magoa são irritação na garganta, cócegas nas pregas vocais, tosse.

O que é necessário para realizar uma distorção?

  1. Ter em conta que as distorções são criadas pela vibração das falsas pregas vocais ou bandas ventriculares, portanto, acima das pregas vocais verdadeiras.
  2. Moldar a configuração do trato vocal em 5 passos. Para isso, ter em conta:
    1. A posição da língua
    2. A forma da laringe
    3. A posição da laringe
    4. A posição da mandíbula
    5. A posição do palato

Para a distorção ser mais fácil, é útil tornar todo o trato vocal menor e evitar uma constrição descontrolada ao redor das pregas vocais.

O passo seguinte é encontrar o som.

Quando existe conhecimento de todos os princípios para um saudável uso da voz, e quando conheces a tua voz tão bem que sabes exatamente quando excedes os limites da saúde vocal, então conseguirás controlar a distorção.

Se pretendes desenvolver a voz para cantar um determinado género musical, é necessário e prudente aprender a forma de fazê-lo com saúde para evitar lesões, padrões inadequados de funcionamento e para teres a voz capaz e preparada de a usares.

Ao não teres isso em conta, podes começar a ter problemas na tua técnica, não só no metal como em qualquer outro estilo musical. 

Quais as consequências?

– A voz não evolui, mesmo continuando a ter aulas de canto

– A voz deixa de responder como respondia antes

– Desconforto vocal ou cansaço vocal quando cantas, de forma mais frequente

– Menos resistência na tua voz

– Preocupação com a situação porque mesmo quando descanses a voz ela já não recupera tão rapidamente como antes

Isso pode significar que talvez tenhas passado algumas etapas na aprendizagem do estilo musical que tu queres cantar. Mas não significa que não haja solução!

Antes de me despedir, quero apenas fazer-te um convite: assina a minha newsletter semanal.

Junta-te a mim e a esta comunidade de quase 200 pessoas que, todas as semanas, recebe um email com artigos, estratégias, conselhos práticos, histórias reais e sugestões que te ajudam a melhorar a voz.

Abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá, eu sou a Inês!

Olá! Eu sou a Inês. Tu tens uma voz para partilhar com o mundo e a minha missão é ajudar-te a usá-la com confiança para gerar conexões inesquecíveis com o teu público.

Artigos relacionados

Subscreve a Newsletter

Junta-te à Newsletter semanal para receberes todas as minhas dicas sobre voz, comunicação e novidades sobre os meus programas e serviços no teu e-mail!

Subscreve a newsletter

Junta-te à Newsletter semanal para receberes todas as minhas dicas sobre voz, comunicação e novidades sobre os meus programas e serviços no teu e-mail!

Guia gratuito de Massagem Vocal