“Tremor na voz, perda da capacidade e controlo respiratório, agudos forçados, esquecer a letra da música, corpo a tremer”.
São algumas das queixas mais frequentes dos clientes que me procuram para ultrapassar os bloqueios que sentem na voz quando têm ansiedade e medo do palco.
O receio de desiludir, a frustração de não conseguir mostrar em palco aquilo que sabe, que consegue atingir com a voz, acaba por gerar ainda mais stress e a confiança na própria voz é colocada em causa.
Na verdade, as alterações fisiológicas da voz são indicadores naturais do nosso estado emocional e são facilmente percebidas pelo público.
Então, em vez de as emoções bloquearem a tua voz, começa a tirar partido delas para te conectares com a tua audiência e mostrares aquilo que consegues fazer com a tua voz.
Deixo-te 3 estratégias que uso no meu Programa de Coaching de Comunicação e Voz (link para o programa) para reduzires a ansiedade antes de uma atuação:
- Observa o teu diálogo interno
Usa a tua voz generosa e de encorajamento em vez da voz da crítica e exigência.
- Dá direções claras ao teu cérebro para o que queres atingir na atuação
Usa afirmações positivas. Pensa e afirma o que tu queres atingir.
- Usa a postura da Mulher Maravilha / Super Homem
A postura do corpo tem influência sobre a nossa mente e vice-versa. Abre o peito, coloca os ombros para trás, levanta o teu queixo e respira.
Estas estratégias podem ser trabalhadas todas em conjunto ou combinadas com outras estratégias, dependendo dos teus objetivos e necessidades.
O corpo, a voz e a mente combinados são o resultado do som da tua voz.
Voz de Cliente
Tens medo ou ansiedade no palco e queres aprender a ocupar um espaço com mais presença nele?
Vou adorar ajudar-te.
Marca uma conversa de 30m comigo aqui .
Abraço,