Quem nunca sentiu medo ou ansiedade quando vai para o palco?
Toda a gente.
A única diferença é que quem atualmente está confortável no palco, ou pelo menos aparenta estar, desenvolveu competências para isso e aplicou-as.
Eu sei,
talvez seja um desafio que te acompanha há alguns anos, talvez penses que não tem solução, mas estou aqui para te dizer que não é assim!!
Vamos primeiro ver os sinais do medo de palco:
– Dias antes podes sentir-te nervoso, tenso, agitado e pouco produtivo, perdendo o teu sossego e alguma energia.
– Em palco não estás completamente presente no momento, tens dificuldade em conectar com o público, as tensões do teu corpo descontrolam a tua voz e a tua performance, perdendo segurança e confiança na tua voz e rezas para sair depressa daquele momento.
O medo de palco interfere com a tua parte mental e física. Mental porque é ativada o estado de alerta e a hormona do cortisol, a hormona do stress, entra em ação.
Depois vem a parte física, que se podem manifestar de diferentes formas: suores frios, tremor, tensão.
Por outro lado, a voz pode ficar menos controlada devido a tensões no maxilar, na língua, a respiração pode ficar pesada e agitada, podes sentir um aperto na garganta, a voz descontrola e presa, os agudos tensos, movimentos involuntários do teu corpo, receio de te esqueceres da letra.
É caso para dizer:
Um pouco de nervosismo é bom.
Um nervosismo excessivo é demais!
Se tens nervos em excesso, quero que saibas que a culpa não é tua, não és mais fraco que as outras pessoas. Apenas significa que ainda não tens as estratégias certas para ultrapassar esse estado.
Mas tens o desejo de aprender, de fazeres com que a presença em palco funcione para ti tão naturalmente como para alguns dos teus colegas, e eu sei disso porque o facto de estares a ler este texto já demonstra isso mesmo.
Vou contar-te como ajudo os meus clientes através do Programa Cantar em Público com Confiança (link para o programa, a abrir noutra página) ou do Coaching de Comunicação e Voz (link para o Programa de Coaching Vocal, a abrir noutra página), neste caso para a comunicação, a estar de forma tranquila e confiante em palco.
Para superar o medo do palco, existem 2 caminhos a seguir:
Num primeiro momento exploram-se os desafios. Depois o cantor é orientado para a mudança e para a ação. Finalmente o palco torna-se um lugar seguro, de ação, criatividade e possibilidades!
Deixo-te o testemunho da Julieta, a minha primeira cliente espanhola que sofria com o medo de palco. Ela vai contar-te a sua história.
Assim como a Julieta, tu também podes sentir tranquilidade e confiança quando cantas num palco ou para uma audiência.
Agenda a tua sessão de descoberta comigo aqui. Vou adorar ajudar-te!
Olá! Eu sou a Inês.
Tu tens uma voz para partilhar com o mundo e a minha missão é ajudar-te a usá-la com confiança para gerar conexões inesquecíveis com o teu público.
Subscreveu com sucesso a newsletter!
Subscreveu com sucesso a newsletter!