Hoje venho deixar-te 5 dicas para preparares a tua voz para os teus concertos.
A primeira coisa que deves ter em conta é que existem 3 fases quando tens um concerto:
– 1ª Fase: pré-atuação
– 2ª Fase: atuação
– 3ª Fase: pós-atuação
Na 1 ª Fase – Pré-atuação deves:
– Hidratar bem o corpo, ingerindo água até 30m antes da atuação e usando um nebulizador para hidratar diretamente a mucosa das pregas vocais.
– Fazer um bom aquecimento vocal. O aquecimento vocal fisiológico deve ser o primeiro, seguido do artístico. Por onde deves começar? Pelo aquecimento corporal.
Na 2ª Fase – Atuação deves:
– Procurar uma postura adequada com boa distribuição do peso do corpo nos pés, com os pés bem enraizados ao chão e em simultâneo com o peito aberto e tronco flexível.
– Ingerir água durante a atuação é importante não só para hidratar, mas também porque o movimento de deglutição em si ajuda a musculatura da laringe a libertar-se de pequenas tensões que possam surgir.
Na 3ª Fase – Pós Atuação deves:
– Realizar um arrefecimento vocal imediatamente após a atuação e usar a voz falada apenas depois do arrefecimento, porque os músculos da laringe precisam voltar para uma posição e nível de tensão neutra.
Arrefeceres a voz vai ajudar-te a recuperar a voz de forma mais rápida depois de uma performance, a manter ou a melhorar a resistência da tua voz, a prevenir um problema de voz e a promover a longevidade da tua voz.
Lembra-te de seguir estes conselhos não apenas em concertos, mas também em situações de estudo e ensaios para os concertos.
Resta-me desejar-te bons ensaios e bons concertos!
PS.: Se um dos teus concertos de Natal for em Coimbra fico a aguardar o teu convite 😉
Um beijinho.