3 Estratégias que uso no Coaching Vocal para Reduzir a Ansiedade Antes de Falares em Público

Sentes-te ansioso sempre que precisas fazer uma exposição? Pode ser uma apresentação para um público, apresentar um projeto importante numa reunião de trabalho ou até mesmo para gravar um vídeo?

Eu percebo-te.

Vê se acontece contigo:

– Preparar a apresentação torna-se um momento pesado e de elevada pressão para ti.

– Durante a apresentação podes sentir perda de energia, que a tua voz se torna monótona e pouco confiante, a velocidade do teu discurso aumenta, atropelas as palavras ou a tua projeção vocal não é suficiente para que as pessoas te oiçam.

– Só queres que a apresentação acabe depressa, para sair daquele momento de desconforto.

E recusas oportunidades para falar em público e partilhar o teu conhecimento e experiência.

Não tem de ser assim.

A voz é um instrumento e, como qualquer outro instrumento, podes aprender a usá-lo.

Para começar, podes seguir estas 3 estratégias:

  • Modificar o diálogo interno

Certamente já te aconteceu usares um diálogo interno como: “Não hesites, continua”, “Espero que isto acabe depressa”, “As pessoas não me vão ouvir…”.

O que podes fazer é modificar o teu diálogo interno para uma voz amigável e de encorajamento dirigida a ti mesmo. Como se estivesses a falar com o teu melhor amigo.

 

  • Dá direções claras ao teu cérebro para o que queres atingir na atuação

A maioria das vezes damos direções ao nosso cérebro sobre o que não devemos fazer. Por exemplo: “Não fiques nervoso”, “Não tropeces nas palavras”, “Não uses bengalas verbais como ‘aaaaah’… ou ‘hum’… nas pausas”.

O nosso cérebro tem dificuldade em processar frases pela negativa, porque para aceder ao que a negativa significa, tem primeiro que ter uma representação do que está a ser negado.

Por exemplo, se te disserem “Não penses num elefante cor de rosa”, qual é a primeira imagem que te vem à cabeça? Suponho que seja a de um elefante cor de rosa, certo?

Então, pensa e diz o que tu queres atingir e como queres que seja a atuação, em vez de como não queres que seja. As afirmações devem sempre ser feitas pela positiva. Por exemplo: “Mantém-se tranquilo”, “Fala com clareza”, “Faz silêncio nas pausas”.

  • Usa a postura da Mulher Maravilha / Super Homem

Abre o peito, coloca os ombros para trás, levanta o queixo e respira. Mantém-te nesta posição pelo menos 2 minutos. Em princípio, vais sentir maior confiança. 

Usar a fisiologia do corpo pode ser interessante para atingires os estados emocionais a que pretendes aceder.

Estas estratégias podem ser trabalhadas todas em conjunto ou combinadas com outras estratégias, dependendo dos teus objetivos e necessidades.

No Coaching de Comunicação e Voz mergulhamos mais fundo no domínio da ansiedade para falares em público com confiança e transmitires as tuas intenções e objetivos.

Conta-me nos comentários. 

Já utilizas alguma destas estratégias para diminuir a ansiedade antes de falares para uma audiência?

 

Abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá, eu sou a Inês!

Olá! Eu sou a Inês. Tu tens uma voz para partilhar com o mundo e a minha missão é ajudar-te a usá-la com confiança para gerar conexões inesquecíveis com o teu público.

Artigos relacionados

Subscreve a Newsletter

Junta-te à Newsletter semanal para receberes todas as minhas dicas sobre voz, comunicação e novidades sobre os meus programas e serviços no teu e-mail!

Subscreve a newsletter

Junta-te à Newsletter semanal para receberes todas as minhas dicas sobre voz, comunicação e novidades sobre os meus programas e serviços no teu e-mail!

Guia gratuito de Massagem Vocal